Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dica de Leitura #49

O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon

Livro: O Sol Também é Uma Estrela
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro 
Nº de páginas: 288

O livro narra a história de Natasha e Daniel. 

Natasha é jamaicana, mas vive nos Estados Unidos desde os oito anos. O problema é que sua família está ilegalmente no país, foram descobertos e serão deportados. 

Daniel nasceu nos Estados Unidos, mas sua família é coreana. Apesar de respeitar os costumes familiares, o jovem não está certo de que deve seguir os sonhos dos pais e se tornar médico.

Natasha e Daniel tem percepções distintas sobre o mundo. Ela acredita em fatos e na ciência, portanto não tem nenhuma ilusão sobre sorte e destino. Ele é um sonhador que gosta de poesia e acredita que, se olhar atentamente, o mundo nos dá muitos sinais.

E mesmo diferentes, se encontram em um dia decisivo para os dois: Natasha será deportada e Daniel irá para a entrevista que pode torná-lo um estudante de medicina. 

Mas quando os caminhos dos dois se encontram, eles passam a questionar o tempo, as decisões para o futuro e se é possível a vida de alguém ser transformada em apenas um dia.


Embora o romance esteja presente, o livro nos convida a refletir sobre preconceito, imigração e problemas familiares. 

A narrativa acontece, praticamente, em apenas um dia, o que torna o livro intenso. Com capítulos alternados, sendo narrados por Daniel e Natasha, o leitor prende-se à história desse jovem casal e é capaz de se identificar com suas dúvidas e angústias.

Além disso, Nicola apresenta capítulos que contam a história de personagens secundários, nos fazendo refletir sobre nosso dia-a-dia. Quantas vezes não nos damos conta do que se passa ao nosso redor, não nos perguntamos qual a história por trás das pessoas que cruzam o nosso caminho, sem saber como podemos influenciar a vida de alguém apenas com um agradecimento ou um gesto gentil.

Gostei muito do livro. Uma ótima dica para quem quer uma leitura que o faça olhar com mais empatia para o mundo.

Elis C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário