Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Dica de Leitura #30

Geração de Valor - Flávio Augusto da Silva

Geração de Valor é de autoria de Flávio Augusto da Silva, um dos empresários de maior destaque da atualidade. 



Livro: Geração de Valor
Autor: Flávio Augusto da Silva
Editora: Sextante
Nº de páginas: 208

Acredito que qualquer pessoa que tenha contato com Geração de Valor fica admirada pelas ilustrações contidas na obra. É um daquele livros que encantam os olhos, pois está repleto de imagens coloridas, convidando o leitor a se inteirar do que as páginas podem lhe proporcionar. Acompanhadas de frases de efeito, as figuras nos ganham pela perspicácia contida em uma simples sentença ou em um detalhe perfeitamente colocado para nos tirar da nossa zona de conforto. 

Diferente de outros livros do tema - administração e negócios -, o autor utiliza uma linguagem simples e fluida, buscando se aproximar do seu público, além de apostar em textos curtos para passar sua mensagem. Acredito que a estrutura textual tenha sido uma ótima escolha, pois em vários aspectos tive a impressão de que o livro se dispõe a conectar-se com o público jovem, público este ávido por informações, mas correndo contra o tempo, acumulando urgências. Apesar disso, o livro não se direciona diretamente à um público específico, sendo bem-vindo para qualquer pessoa que busque colocar em cheque algumas de suas convicções. 

Apesar de valiosas, suponho que nem todas as dicas e opiniões de Flávio devem ser seguidas à risca. Sabemos que existem diversas variáveis e contextos que podem interferir para que uma empresa ou uma pessoa tenha sucesso. No entanto, acredito que a maior lição que o livro traz é de que quando se quer algo, você deve investir seu tempo e esforço para que esse sonho aconteça. 

E aqui, destaco que não precisa se tratar de uma empresa, podemos pensar em pequenos objetivos e metas diárias: aquele conto que você não escreveu pois teve um "bloqueio criativo"; aquela ideia que você não contou à ninguém, por medo de julgamentos; aquele curso de fotografia que você deixou de fazer, pois lhe falaram que "não tinha nada a ver com sua graduação"; e outros tantos exemplos possíveis. 

Mais do que um livro de empreendedorismo e negócios, Geração de Valor é uma daquelas obras feitas para chacoalhar o leitor e abrir seus olhos para as oportunidades, por vezes tão sutis, que a vida apresenta. 



Para quem se interessa pela temática e está disposto a pensar fora da caixa, também pode acompanhar o trabalho de Flávio pelo Facebook.

Elis C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário