Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dica de Leitura #29

O Conde Enfeitiçado - Julia Quinn 

O Conde Enfeitiçado é o sexto livro da série “Os Bridgertons”*, da autora Julia Quinn, e conta a história de Francesca Bridgerton. 


Livro: O Conde Enfeitiçado 
Autora: Julia Quinn 
Editora: Arqueiro 
Nº de páginas: 304

Francesca, apesar de ser uma Bridgerton e amar a família, sempre foi a mais distante dos irmãos. Casou-se cedo com John, conde de Kilmartin, vivendo uma vida muito feliz ao lado do marido e na companhia de Michael, primo de John - e, por empatia, amigo de Francesca. O que o casal não imaginava, é que Michael, mesmo com sua fama de libertino, escondia uma paixão, um amor que não podia ser correspondido. 

Michael se apaixonou por Francesca assim que a viu, mas nunca ousaria declarar seu amor para a esposa de seu primo - e melhor amigo. Portanto, embora fosse reconfortante ter a jovem por perto, a convivência com o apaixonado casal se tornava, por vezes, um combate interno para Michael, pois precisava lutar com todas as forças para não deixar seus sentimentos apaixonados emergirem. 

No entanto, após dois anos casados, John tem uma morte súbita e, para a época, sem nenhuma explicação. Uma vez que o conde não tinha filhos, seu título e fortuna são repassados à Michael. Abalado com a notícia e sentindo-se culpado, no intuito de evitar a proximidade com Francesca, Michael parte para a Índia, enquanto a condessa se mantém à frente das propriedades e enfrenta, praticamente sozinha, seu destino de jovem viúva. 

Após quatro anos, embora tema não conseguir enfrentar os fantasmas do passado, Michael decide retornar ao seio da família. E é neste mesmo período que Francesca toma uma decisão: ela quer um filho, portanto, deixará o luto e escolherá um marido durante a temporada. 

A partir destes acontecimentos, Michael precisará decidir se superará a culpa e revelará seu amor por Francesca ou se perderá sua chance de felicidade deixando que ela se case com outro. Por outro lado, a Bridgerton também precisará tomar uma decisão diante das alternativas que lhe serão apresentadas. E juntos, os dois aprenderão sobre o poder de segundas chances e como a culpa pode tolher um amor. 


Confesso que fico na dúvida se este livro é realmente sobre uma Bridgerton. Não apenas pela nítida diferença nos comportamentos de Francesca em comparação aos outros irmãos. O que me faz ficar em dúvida é o fato de que foi Michael quem realmente tomou conta da narrativa. Em minha opinião, Julia Quinn explorou com muito mais ênfase os sentimentos de Michael, do que os de Francesca, e mais importante que isso, de um modo que realmente envolve o leitor, fazendo-nos questionar a postura que teríamos diante de uma situação como a do protagonista. 

Se compararmos este aos outros livros da série, fiquei com a impressão de que nesta obra o envolvimento do casal ocorreu de modo mais sensual. Até porque, no contexto de O Conde Enfeitiçado, Francesca, por ser viúva, não é mais uma jovem inocente, enquanto Michael, digamos que comprovara que sua fama de libertino não era enganosa. 

Depois de Para Sir Phillip, com Amor, estava receosa sobre meu envolvimento com este sexto volume da série, mas confesso que ele não me decepcionou. Apesar de algumas ressalvas em relação à Francesca, acredito que Michael conseguiu fazer com que o livro correspondesse às minhas expectativas. 

A narrativa da autora, intercalando a narração dos capítulos, também é um ponto de destaque para que o leitor possa ver o enredo sob óticas e perspectivas diferenciadas. 

Como sempre, Julia Quinn é uma ótima dica de leitura para aqueles que gostam de um bom romance de época!


*A série Os Bridgertons é composta por 8 livros, cada qual contando a história de um dos filhos de Violet Bridgerton: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth – nomeados em ordem alfabética.


Elis C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário