Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dica de Leitura #15

Outlander - A Viajante do Tempo


Outlander - A Viajante do Tempo é o primeiro de uma série de oito romances escritos por Diana Gabaldon*.




Livro: Outlander - A Viajante do Tempo
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 800


Em 1945, a enfermeira Claire Randall e seu marido Frank Randall – um professor universitário – se reencontram após anos separados durante o período da II Guerra Mundial e partem para Inverness, no intuito de se reconectarem e viverem uma segunda lua de mel. Enquanto Frank está fascinado pela árvore genealógica de sua família e investiga a história de seus antepassados, Claire descobre novas plantas e faz novas amizades. E claro, ambos, juntos, se maravilham com as paisagens históricas e as tradições e crenças locais.
Neste cenário de curiosidade e fascínio pela região, o casal presencia um ritual misterioso no círculo de pedras Craigh na Dun e ficam maravilhados com o ocorrido. Claire decide voltar ao local para observar a vegetação e quando o faz, é transportada através das pedras para a Escócia de 1743. Ela se vê no mesmo local, com a mesma roupa do corpo, mas cercada por um mundo diferente, com costumes e tradições peculiares da época.
É neste ‘novo mundo’ que a aventura da protagonista se desenvolve. Claire precisa adaptar-se à sua nova realidade, cercada de clãs escoceses e soldados ingleses, e descobrir uma forma de voltar para o século XX e para os braços de seu marido. Contudo, ao fazer parte do clã Mackenzie – mesmo que praticamente como refém –, Claire descobre uma realidade com pessoas simples e, apesar de tudo, amigáveis, no entanto, provavelmente incapazes de acreditar em sua história.
E é nessas reviravoltas, no seu anseio por voltar à Craigh na Dun e retornar ao ano de 1945, que Claire se aproxima de Jaime, um escocês corajoso e determinado, e estabelece com ele uma relação de empatia e confiança que modifica para sempre o destino desse casal.

Apesar da questão da viagem no tempo, o livro expressa uma realidade histórica fantástica, pois a autora apresenta detalhes que transportam o próprio leitor para o século XVIII. Além disso, mesmo com o grande número de páginas, na minha opinião, foram poucos os excessos desses detalhes, pois na maior parte do livro, acredito que a escrita detalhada é essencial para que o leitor sinta empatia pelos personagens e pelo que os mesmos  vivem e já viveram.

Claire é uma protagonista decidida e corajosa, e uma vez que o livro é narrado em primeira pessoa, o leitor consegue se identificar com as angústias da personagem. Apesar da fantasia que é viajar no tempo, me fez questionar: o que eu faria numa situação como essa?

Mesmo que possa parecer clichê, a história de Jamie e Claire se desenvolve no tempo certo, sem enrolação, mas também com um cuidado para não parecer algo superficial e efêmero. Um fato que envolve os dois, me deixou um pouco descontente, no entanto, acredito que a ideia da autora foi a de apresentar a realidade da época, mesmo que o relato deixasse os leitores insatisfeitos com a postura dos personagens.


Mimos e Livro
A minha história com o livro iniciou quando recebi os mimos da Editora Saída de Emergência.

Fiquei apaixonada pela capa do livro e pela sinopse. Ao saber da existência da série baseada no mesmo, fiquei mais fascinada ainda, pois seria possível conhecer a história por meio de duas de minhas paixões: livro e série.

Quando o livro chegou, demorei um pouco para iniciar a leitura, mas quando comecei, não consegui parar até chegar à última página. E depois disso, assisti os oito episódios da série com uma rapidez sofrida, pois ao mesmo tempo em que queria ver como retrataram o livro, gostaria que os episódios não chegassem ao fim.

Adorei a adaptação que fizeram e a escolha dos atores. Consegui vivenciar minha leitura mais uma vez ao assistir a série e estou ansiosa pela continuidade. Ah, e claro, o segundo livro “Outlander - A Libélula no Âmbar” já está na minha lista de desejos!

Para quem gosta de história e romance, é uma ótima dica de leitura!



* Livros da série:

A Viajante do Tempo – Livro I
A Libélula no Âmbar – Livro II
O Resgate no Mar – Livro III
Os Tambores de Outono – Livro IV
A Cruz de Fogo – Livro V
Um Sopro de Neve e Cinzas – Livro VI
Ecos do Futuro – Livro VII

Written in My Own Heart’s Blood – Livro VIII

Elis C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário