Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dica de Leitura #14

O Duque e Eu - Julia Quinn

O Duque e Eu é o primeiro livro da série Os Bridgertons”*, da autora Julia Quinn, e conta a história de Dapnhe Bridgerton. O enredo, que tem como plano de fundo a Londres de meados de 1800, evidencia os costumes da época, de modo especial, no que diz respeito a corte dos rapazes e o anseio das moças pelo casamento – anseio este tanto das pretendentes como das próprias mães das mesmas. 
Livro: O Duque e Eu 
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro 
Nº de páginas: 288 páginas 

Daphne, por ser a mais velha entre as irmãs, precisa encontrar um pretendente, portanto, é arrastada pela mãe para os bailes da temporada. Na verdade, por ser de uma família grande, a protagonista sonha em construir a sua própria, deseja um marido e muitos filhos, mas acima de tudo, almeja casar-se com alguém que ame – o que se torna difícil com pretendentes tão pouco inteligentes e de personalidades questionáveis.
Simon, o duque de Hastings, é amigo de Anthony, irmão mais velho de Daphne, e volta para Londres após a morte de seu pai, que o rejeitou quando ainda era uma criança. Ninguém nunca compreendeu seu distanciamento do pai, mas em seu retorno o novo duque se mostra um rapaz muito elegante, bonito e de opiniões convincentes, o que chama a atenção das mães da sociedade – ansiosas por casar suas filhas, empolgadas com a possibilidade de ter uma duquesa na família.
Entretanto, Simon é um solteiro convicto, tendo suas próprias razões para optar por não constituir família. Ele conhece Daphne antes de saber que é irmã de seu melhor amigo, mas ela logo o atrai. Contudo, ao saber do parentesco com Anthony, o duque ignora qualquer possibilidade de envolvimento com a moça, pois irmãs de amigos são intocáveis.
Com uma facilidade imensa, Daphne e Simon estabelecem um vínculo amistoso e decidem fazer um acordo: fingirão que estão envolvidos! O duque cortejará a moça e, dessa forma, ela poderá livrar-se um pouco das preocupações da mãe com seu casamento, pois ao ser cortejada pelo duque, chamará a atenção de muitos outros pretendentes, enquanto Simon conseguirá manter-se distante das outras mães casamenteiras da sociedade.
Após serem forçados a se explicar para Anthony, ele, mesmo que a contragosto, concorda em manter o segredo. A partir daí Daphne precisa controlar-se para delimitar os parâmetros da atuação e da paixão, enquanto Simon deve ser capaz de manter sua promessa e resistir aos encantos da irmã do melhor amigo.
Ainda, concomitantemente a tantos eventos da Temporada, há Lady Whistledown, uma colunista de fofocas anônima que está de olho em tudo que acontece na sociedade e parece não ficar receosa em expor os fatos que chegam à seu conhecimento.

O Duque e Eu é um romance de época, que com certeza agradará aqueles que gostam desse gênero literário. Apesar de soar um pouco clichê, cumpre o que se dispõe a fazer. Aliás, diferentemente do que se possa pensar, mesmo com todas as tradições da época sendo evidenciadas, a história apresenta trechos com um quê a mais de sedução, trechos mais picantes do que os geralmente encontrados em romances mais clássicos.
Em alguns trechos do livro reprovei as atitudes dos personagens, mas ao refletir mais sobre o desfecho, percebi que a autora não quis mostrá-los como pessoas perfeitas, mas sim, como humanos, e, portanto, sujeitos à erros e claro, arrependimentos.
Quem é fã sabe que Jane Austen é insubstituível, mas Julia Quinn tomou um lugar importante ao lado da autora de Orgulho e Preconceito. Após ler O Duque e Eu é impossível não querer dar sequência na série Os Bridgertons”, para poder conhecer um pouco mais desta família, além é claro, de tentar descobrir a identidade da fofoqueira Lady Whistledown – se é que será revelada.


*A série Os Bridgertons é composta por 8 livros, cada qual contando a história de um dos filhos de Violet Bridgerton: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth – nomeados em ordem alfabética.

Aproveite a leitura!
Elis C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário