Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dica de Leitura #10

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson



         Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
                Autor: James Patterson
                  Editora: Arqueiro
               Número de Páginas: 224

O livro conta a história de Katie, Matt, Suzana e Nicolas.

Katie Wilkinson é uma jovem editora que conhece Matt Harrison ao publicar seu livro de poemas. Os dois se apaixonam e vivem um relacionamento perfeito. Ou pelo menos era assim que Katie o definia antes de Matt terminar com ela de maneira repentina e, aparentemente, sem nenhum motivo plausível.

Sem saber o que pensar sobre o ocorrido e sofrendo muito pelo rompimento com o homem com o qual imaginava se casar em breve, Katie se surpreende ao receber, no dia seguinte ao término, um pacote deixado na porta de sua casa. O conteúdo do pacote era um diário entitulado “Diário de Suzana para Nicolas”. Juntamente com o volume havia um bilhete deixado por Matt informando que aquelas páginas poderiam responder algumas dúvidas de Katie.

Logo ao iniciar sua leitura, Katie descobre que Suzana é a mulher de Matt e que aquele diário foi escrito por ela para o filho do casal, Nicolas. Ao folhear as páginas do diário, Katie conhece melhor Suzana, uma jovem médica que após sofrer um infarto, saiu de Boston para viver na calma ilha de Martha’s Vineyard onde conheceu seu esposo Matt e onde nasceu Nicolas.

As páginas escritas por Suzana tem como objetivo contar à Nicolas como a mãe e o pai se conheceram e como viviam sua vida logo após o nascimento dele. Katie descobre página a página, algumas vezes dolorosamente, uma verdadeira história de amor entre três pessoas: Matt, Suzana e Nicolas.

Embora possa doer, ela sente que precisa ler aquela história para entender Matt: Pai de Nicolas. Marido de Suzana. E seu ex-namorado.




Quando li a sinopse do livro logo me interessei por ele, mas infelizmente haviam acabado os exemplares da Editora Arqueiro que estavam disponíveis para os blogueiros. Dessa vez decidi solicitar novamente “O Diário de Suzana para Nicolas” e, por sorte, ele estava disponível. 

Recebi o livro, estava ansiosa para iniciar minha leitura e quando finalmente consegui um tempo para começar a devorar as páginas deste livro, percebi que não tinha volta, era um daqueles exemplares que não conseguimos largar antes de chegar até a última página. Além disso, o tamanho do livro, da letra, a cor da página, colaboram – e muito – para que ele se torne mais viciante ainda. Li o livro todo em apenas um dia, soltando-o apenas porque era necessário e retomando a leitura logo que possível.

Tive que pensar muito antes de iniciar essa resenha, pois quando o livro é muito bom, não sei ao certo por onde começar, qual a melhor forma para definí-lo ou quais as melhores palavras para descrevê-lo. O que posso dizer é que esse livro é realmente emocionante e encantador. Um livro que flui e prende o leitor a cada página virada. Com capítulos curtos e alternados, narra os acontecimentos do diário e as reações de Katie em sua leitura.

É o primeiro livro do James Patterson que eu leio e adorei a forma como o autor descreve seus personagens e os acontecimentos, de uma maneira simples, mas daquela forma que nos faz realmente entender a personagem e até mesmo nos identificar com as alegrias e sofrimentos pelos quais passam. Também fiquei encantada com a forma como o autor fala sobre o amor, de uma maneira tão pura, mas real, que ouso dizer que faz até os mais céticos acreditarem que verdadeiros amores são possíveis.

Eu sabia que seria um livro que me emocionaria, mas a cada página a história vai tomando forma e por mais que você possa imaginar o que poderá acontecer a seguir, não tem como não se comover.

O livro tem muitas frases bonitas - que serão postadas aqui no Blog - e algumas, por mais curtas e discretas que sejam, trazem uma grande lição para nossas vidas. Você termina de ler o livro, mas não consegue deixar de pensar nas lições que ele traz.

É um livro que realmente merece ser lido!

Elis C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário