Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dica de Leitura #4

Olá!

O Blog Frases Feitas e Coisas Clichês fechou mais uma parceria, desta vez com a Editora Arqueiro. O primeiro livro que solicitei para resenhar foi o “Julieta” da Anne Fortier, e tenho certeza que acertei em minha escolha, pois o livro é simplesmente fantástico. Hoje então é ela está na coluna 'Dica de Leitura'.


Julieta - Anne Fortier

Livro: Julieta
Autora: Anne Fortier
Editora: Arqueiro
Ano: 2010
Edição: 1
Páginas: 448

       O livro não conta apenas uma história, mas sim duas. Uma se passa na atualidade e é descrita na primeira pessoa, já a outra nos leva a 1340 sendo narrada em terceira pessoa. Elas se interpõem e é difícil escolher qual é a melhor, mas é possível fazer uma relação entre as duas e adorá-las igualmente.
Julie Jacobs e sua irmã gêmea Janice - que é totalmente seu oposto, desbocada e extrovertida – perderam seus pais quando tinham 3 anos e foram levadas da Itália aos Estados Unidos para serem criadas por sua tia-avó, Rose. Com a morte da tia ocorre uma reviravolta na vida das duas irmãs: Janice herda a casa de Rose e Julie recebe apenas uma carta da tia, informando-a que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e incentivando a sobrinha à viajar para Siena encontrar um suposto tesouro familiar deixado por sua mãe.
Logo no início da história ela conhece Eva Maria Salimbeni, uma simpática mulher que faz parte de uma família que esteve em constante atrito com os Tolomei em épocas passadas. Eva Maria se dedica a contar toda a história de suas famílias à Julie, e ainda apresenta a ela seu afilhado Alessandro Salimbeni, o qual Julie julga ser muito arrogante.
 É em Siena que Julie começa a desvendar os mistérios que a envolvem - com a ajuda dos papéis velhos e o caderno deixados por sua mãe - e descobre a maldição que envolve as famílias Tolomei e Salimbeni. A partir de então são vários os acontecimentos que a levam a uma aventura de mistério, acontecimentos e temores, buscando encontrar sua verdadeira identidade, e, indiretamente, seu amor Romeo.
Já a história que se passa em 1340 conta a história de Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei, mostrando uma Siena em guerras familiares, evidenciando a influência do poder de uma família sobre uma sociedade, com passagens a respeito da cultura italiana, como o palio. Uma história de ódio, maldição e sobretudo de amor, que embora se assemelhe com a de Shakespeare, difere da original com uma versão que surpreende e agrada.



Já faz alguns dias que terminei de ler “Julieta”, mas por falta de tempo demorei um pouco para escrever esta resenha. Confesso que mesmo com provas e trabalhos foi muito difícil largar este livro até chegar ao fim, e quando chegou na última página fiquei triste, porque tive aquela sensação – que sempre tenho ao ler livros maravilhosos – de que nunca mais vou encontrar uma história tão boa quanto essa. Achei o livro simplesmente surpreendente e maravilhoso.
Muitos personagens despertam diferentes sentimentos nos leitores, pois me vi amando Eva Maria, e em outras horas desconfiando de suas intenções. Janice despertou minha indiferença em vários momentos, e em outros consegui perceber uma doçura por trás de seu perfil indiferente à sentimentos. Alessandro também nos deixa em dúvida quanto seu caráter e suas motivações para se aproximar de Julie. Além disso, outros personagens realmente surpreendem quando começamos a descobrir suas influências na história. Todos os personagens são muito bem elaborados e despertam curiosidade e até mesmo surpresa nos leitores.
É um livro cheio de mistério, mas com romantismo. Parece óbvio, mas de repente surpreende. As histórias vão se encaixando e tudo começa a fazer sentido, fazendo-nos pensar: “NOSSA, ERA ISSO!”.
É o primeiro livro que recebo da Editora Arqueiro e fiquei muitíssimo satisfeita com ele. Recomendo para todos que gostam de uma leitura de mistério e, claro, com um maravilhoso romance.


 Aproveitem a dica e Boa Leitura!

Elis C.

5 comentários:

  1. Já venho sonhado cm esse livro a algum tempo e agora com essa resenha estou ainda mais curiosa para ler a hisória *--*

    ResponderExcluir
  2. Qualquer livro que inclua o nome Julieta já me chama a atenção. E adorei isso de serem narradas duas histórias! Já vou adicionar na minha lista de leituras no skoob e quem sabe, com sorte, eu não ganhe o livro aqui mesmo na promoção né?! haha

    ResponderExcluir
  3. Eu quero! O enredo me parece muito bom. Instigou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Falar de livros é o máximo para mim, e este livro já está na minha lista...

    ResponderExcluir