Importante!

Este blog foi feito para compartilhar frases e textos, proporcionar alguns sorrisos e quem sabe dar pitadas de emoção à vida de quem o ler.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica de Leitura #2


Persuasão - Jane Austen

Livro: Razão e Sensibilidade / Orgulho e Preconceito / Persuasão
Autora: Jane Austen 
Editora: Martin Claret
Número de Páginas: 632 p.
  
Após ter assistido “A Casa do Lago”, minha curiosidade e ansiedade para ler o livro Persuasão aumentaram consideravelmente, já que Kate (Sandra Bullock), a protagonista, o considera seu livro favorito. Claro, ele não está no filme por acaso, pois é possível fazermos um paralelo dos dois, de forma particular em relação ao tempo certo das coisas acontecerem. 

Persuasão foi um romance concluído por Jane Austen em 1816, mas que fora publicado postumamente, somente em 1818. É uma narrativa simples, mas muito bem elaborada, remetendo a características de uma época específica, mas sem deixar de envolver leitores da atualidade, e mais do que isso, do mundo todo. 

Nos leva à um tempo de valores e princípios que parecem se distinguir dos existentes nos dias de hoje, mas com um olhar mais acurado ainda é possível observar marcas na atualidade. Pelo menos, na minha leitura, consegui fazer vários paralelos com o dia-a-dia atual.

É uma leitura agradável e de forma alguma previsível. Um romance romântico daqueles que torcemos do início ao fim para que os personagens fiquem juntos, e aprendemos diversas lições com eles.

Como não poderia deixar de falar, já que postei várias frases do livro aqui no blog, há muitos trechos e passagens interessantes e bonitas, que, aleatoriamente, podem ter pouco impacto para quem lê, mas lidas “dentro” da história expressam, em poucas palavras, conselhos e verdades convenientes.

Ainda não li Razão e Sensibilidade, mas pelos dois romances já lidos, a minha dica de leitura de hoje é a edição especial da editora Martin Claret, que reúne três dos mais apreciados romances da maravilhosa autora Jane Austen.

Boa Leitura!

P.S.1: O livro Persuasão ainda traz após seu término o capítulo excluído por Jane Austen em julho de 1816, em que o romance tinha um final diferente, e que foi substituído pelos capítulos 23 e 24 da edição publicada, pois a autora não estava satisfeita com o final que primeiramente havia escrito.

P.S.2: Assim que ler Razão e Sensibilidade volto aqui dar minha opinião, e também vou procurar o filme Persuasão, para também opinar sobre ele. Se alguém já leu o livro ou assistiu ao filme e queira dar sua opinião, fique à vontade!

Elis C.

3 comentários:

  1. Adoooooro o filme Orgulho e Preconceito! Já li o livro tbm, achei muito parecido o filme xD

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro, que vem as três obras, mas ainda não li Razão e Sensibilidade e Persuasão.. tds eu já vi os filmes xD

    ResponderExcluir
  3. aaah Persuasão! As vzs fico na duvida se gosto mais dele ou de O&P. São otimos!
    hsuehe quando assisti "A casa do Lago" fiquei orgulhosa de ter lido Persuasão. Realmente é um livro muito bom.

    ResponderExcluir